Oghan Teixeira
Você sabia que a origem da polenta se deu na região norte da Itália? Ela era feita com base em cereais, como a farinha de aveia e o trigo, chegou a se tornar o prato principal das Regiões de Veneza, substituindo até o pão.
Como o norte italiano contava com muitas chuvas, o milho passou a ser cultivado na região, o que acabou contribuindo para que a polenta passasse a ser feita com a farinha extraída dele.
A “comida de pobre” como passou a ser chamada devido a alta aceitação popular, era feita em caldeirões sobre o fogo, dando bastante trabalho. Hoje esse prato delicioso já perdeu essa conotação e já foi adaptada em diversas receitas, confira abaixo a receita do nosso parceiro Ghee Banqueteria.
POLENTA COM RAGU DE OSSOBUCO

Rendimento 4 Porções
Ingredientes :
- 2 Xícaras de Farinha de Milho
- 1 Colher de Sopa de Manteiga
- 1/2 Xícara de Parmesão
- 1 Litro de Água
- 1kg de Ossobuco
- 1 Xícara de Vinho Tinto
- 1 Xícara de Cebola Picada
- 4 Colher de Sopa de Alho Picado
- 1 Colher de Sobremesa de Sal Grosso
- 1 Colher de Sobremesa de Sal Fino
- 3 Folhas de Louro
- 2g Pimenta do Reino
- 20ml de Azeite
- Mini folhas para decorar
Preparo: Ragu
- Marinar o ossobuco com o vinho, alho, metade da cebola,sal grosso, pimenta do reino por 2 horas.
- Em uma frigideira sele o ossobuco e em seguida coloque a marinada, deixe cozinhar em fogo baixo acrescentando água para não secar (essa quantidade de água não está na receita, pode variar)
- Deixe cozinhar até começar soltar do osso, desfiar, coar o caldo e incorporar a carne.
Preparo: Polenta
- Leve uma panela ao fogo com o azeite e coloque a cebola, o louro, deixe dourar. Acrescente a água, a farinha de milho, a manteiga, o parmesão e por último o sal refinado.
Aproveite e confira a linha Home Decor da Rica Festa, com a melhor seleção de louças para deixar suas produções na cozinha ainda mais incríveis.