Rica Festa
A definição de visual merchandising vem de análise, gestão e apresentação visual.
Somos seres visuais e todos os dias somos bombardeados com tudo que observamos; imagens, objetos, volumes, cores e formas.
Eu sempre fui muito conectada com esse sentido de percepção, tenho os olhos aguçados que se deliciam todas as vezes que enxergam uma bela fotografia de um filme, cenários imaginários ou qualquer coisa de estética agradável. Vivo o mundo com os olhos desde que acordo até a hora de ir dormir e quando durmo sonho com paisagens surrealistas.
Depois de terminar a faculdade de moda, me aprofundei em História da Arte, o que me despertou a curiosidade por luz e visão levando-me quase que naturalmente para o universo do merchandising.
Pode-se considerar o merchandising como o conjunto de ações de marketing realizados no ponto de venda .
Falando de processo pode se fragmentar o VM em 3 pontos principais na hora de captar o olhar do consumidor moderno, cada vez mais ativo e exigente;
1 Análise
Estudo do DNA da marca, Produto, Ponto de venda, Público alvo e Promoção. Fase de captação de dados e todo tipo de informação possível sobre o posicionamento de marca e quem é o seu consumidor.
2 Gestão
Valorização do processo de pesquisa, fase de tomar decisões e desenrolar o processo criativo.
3 Apresentação Visual
Nessa Fase tudo deve se formar com harmonia entre produto, ambientação, gestão gráfica e ações promocionais.
Eu como Visual Merchandiser me classifico como sujeita que compreende técnicas como zonificação, ordenação, colocação do produto e controle da aparência do ponto de venda.
Expert em experiências sensorias e em conectar de maneira emocional o produto e o cliente.
Ou simplesmente uma ponte criativa que leva esses dois protagonistas a inter-relacionarem.
A importância do Visual para o mercado é inegável. Já que o produto que se destaca, vende mais.
Encantar é um ato feminino, não é sobre força. É sobre desejo e manifestação, sobre entender que o visual merchandising é feito de detalhes com a energia da criação e da criatividade. É sobre vestir-se para o trabalho que se quer e não para o trabalho que se tem.
Fecho com uma frase de Berkley que incorpora tão bem essa profissão e essa área ;
“Ser é ser percebido”.
- As Imagens que ilustram a coluna são da loja VOO Store referência em conceito visual e criatividade na cidade de Berlim.
- Imagens todas de acervo pessoal de pesquisa – Eduarda Barros.