Rica Festa
(Foto: Reprodução/Pinterest)
Para trazer referências da região Nordeste do país para o seu arraial caseiro, que tal se inspirar na festa junina de cordel para inovar na decoração?
O cordel se consolidou como manifestação cultural, principalmente, a partir da literatura, com poemas escritos com base na fala popular, repletos de rimas e referência à vivência na região. Grandes autores como Ariano Suassuna e Guimarães Rosa se destacaram no gênero e se consolidaram na literatura nacional como representantes do gênero.
Já em relação às referências visuais, a xilogravura também se transformou em um elemento icônico do cordel, já que foi a técnica usada para transmitir os poemas em pequenos folhetos que eram vendidos em feiras na época.
Com base nessa trajetória do cordel, produzir uma decoração junina inspirada no tema é uma missão que pode trazer ainda mais nacionalidade e enriquecimento cultural para sua comemoração. Continue lendo para saber mais:
Elementos clássicos da festa junina de cordel
Colocando a xilogravura em destaque, a maioria das decorações de cordel são feitas, principalmente, em preto e branco, trazendo símbolos como os cactos, a fogueira e as construções nordestinas do século XX.
Entretanto, tons terrosos também fazem muito sentido na decoração, exatamente por remeterem à vegetação, ao chão de terra, elementos em madeira e palha e até ao próprio fogo que são representações da festa de São João no Nordeste da época.
Mais cores na decoração junina
Como mencionamos anteriormente, as cores costumam ser mais sóbrias na festa junina de cordel, mas, para os apaixonados por tons vibrantes, também é possível enriquecer o visual sem fugir da tradição!
Tecidos floridos como a chita, por exemplo, podem trazer uma nova gama de cores para a festa. Além disso, bandeirinhas vibrantes e até mesmo decorações em papel fazem todo o sentido na comemoração junina de cordel.